CURSO DE SOLDAGEM / SOLDA BGA

CURSO DE SOLDAGEM / SOLDA BGA

Artigos

Ferro de Soldar uma das primeiras ferramentas da bancada

Uma das primeiras ferramentas que pensamos na hora de montar a nossa bancada para eletrônica é o ferro de soldar, e que é de grande utilidade e importância, a não ser que você já possua uma estação de solda.

Este pequeno artigo tem como objetivo ajudar na escolha desta ferramenta.

É impressionante a quantidade de modelos de ferros disponíveis no mercado, na grande maioria não há grandes diferenças em relação a funcionalidade, mas existem vários modelos, potências e marcas.



Este é um modelo de Ferro de Soldar de 40W

Para ajudar nessa tomada de decisão fiz um pequeno perguntas e respostas:

Qual a potência adequado do ferro de soldar para ser utilizado na bancada eletrônica?

Para escolher a melhor potência para utilizar em sua bancada você deve pensar primeiramente em que tipo de circuito você pretende utilizar a ferramenta. Na maioria dos casos um ferro de soldar com em torno de 40W é ideal, isso pode variar, caso você trabalhe com componentes mais sensíveis ou circuitos com SMD (Montagem de Superfície) o ideal são potências baixas para evitar a queima do componente na soldagem. Caso use componentes de maior potência com terminais maiores procure ferros com mais potentes para evitar que você aqueça muito o componente sem conseguir soldar ou causando uma solda fria.

Devo compra 110V ou 220V?

A única diferença entre os modelos é a resistência interna, não há diferença alguma no uso, apenas observe se você possui a alimentação correta na sua bancada.

Devo comprar um ferro de solda dos mais caros, ou do mais barato? E quanto custa?

É uma questão de disponibilidade financeira, para quem está iniciando não vale muita a pena comprar modelos muito caros, porém verifique nos baratos se a ponta é bem fixa, e se não é muito demorado para aquecer, e se o cabo de ligação com a tomada é de boa qualidade para evitar que quebre, uma boa opção é verificar se possuem o selo do INMETRO. Conforme for pegando prática e verificando a potência mais adequada ao seu tipo de trabalho você pode comprar um mais sofisticado.

O preço de mercado deste produto varia de R$ 10,00 a R$ 30,00 para os modelos mais comuns.

Basicamente é isso que você precisa saber para compra de um ferro de soldar, qualquer dúvida ou outra dica fique a vontade comente.